CARUARTES

CARUARTES
LUMINÁRIAS

29/11/2009


Você sabia que é possível extrair matéria-prima da natureza sem danificar ou prejudicar o meio ambiente e, com o material extraído, é possível transformá-los em inúmeras linhas de produtos, como bolsas, luminárias, relógios, roupas, tapetes, bonecas, e mais um milhão de itens diferentes?

É exatamente isto que um Grupo de Artesãs de Caruara, bairro de Santos, no litoral de São Paulo, tem feito. Transformando o grupo na Cooperativa de Caruartes, estas artesãs são uma das primeiras cooperativas do Brasil a se utilizarem dos descartes da natureza para trabalhar, sem danificá-la.

(...) Aproveitamos os descartes da natureza para produzirmos luminárias de folha de coqueiro, palmeira, bambu, cipó, raízes do mangue, casca de arvores e conchas, por exemplo.

E aproveitamos caixote de frutas de feira para produzir luminárias infantis, com motivos de casinhas decoradas com fuxico, a ainda usamos a sobra de malha para os (bonecos de) fuxicos, sendo que também aproveitamos o mesmo para fazer tapetes de amarradinho.

Temos também um trabalho voltado para a reciclagem: usamos lacres, cartões telefônicos, jornal, e uma novidade que estamos lançando é a bolsa e tapete feita com sacolas de plástico de supermercado.

E para colorir e enriquecer ainda mais a nossa produção, dedicamos parte de nosso serviço para a pintura, o crochê, o bordado e o macramê, que vão desde o imã de geladeira com folhas de palmeira, até roupas, cintos, chapéus, caminhos de mesa, colcha de cama, etc. E, com o toque em especial, em flores de E.V.A. (Depoimento do Grupo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário